Sondagem Angopolls II

Janeiro de 2022

I-SONDAGEM ELEIÇÕES GERAIS 2022

A sondagem realizada pela Angopolls no período de 3 a 12 de Janeiro de 2022, relativa ao sentido de voto nas eleições gerais em Angola obteve os seguintes números ¹:

RESULTADOS

VOTAÇÃO Janeiro 2022

¹Não contabilizando indecisos e abstenções. Ver abaixo.

FICHA TÉCNICA

Esta sondagem foi realizada pela Angopolls (angopolls.org) nos dias 3 a 12 de Janeiro de 2022. O universo alvo foi composto pelos indivíduos com 18 ou mais anos residentes em Angola.
Foram seleccionadas aleatoriamente 9 províncias do país (Luanda, Benguela, Bengo, Cabinda, Huíla, Huambo, Malanje, Namibe, Zaire) tendo em conta a distribuição da população.
A sondagem foi feita telefonicamente. Foram obtidos 5180 inquéritos válidos, sendo que 18, 92% dos inquiridos eram do sexo feminino.

 

 

DISTRIBUIÇÃO DOS INQUÉRITOS POR PROVÍNCIA

VOTANTES PROVÍNCIA  
Luanda 1170
Bié 0
Moxico 0
Namibe 710
Bengo 250
Lunda Norte 0
Lunda Sul 0
Cuanza Norte 0
Cuanza Sul 0
Benguela 500
Huíla 500
Zaire 690
Malanje 360
Uíge 0
Cuando Cubango 0
Cunene 0
Cabinda 400
Huambo 600
TOTAL 5180

 

PERCENTAGEM DE INDECISOS/NÃO SABEM

15,25%

ABSTENÇÃO

10,42%

ANÁLISE DA SONDAGEM

A primeira verificação que se pode realizar nesta sondagem é a manutenção da vantagem do MPLA. Se as eleições fossem hoje o MPLA venceria com maioria absoluta (61,82%) dos votos expressos, obtendo dois terços em número de deputados. A força política que governa Angola desde a independência seria folgadamente vencedora.

Em segundo lugar, constata-se um reforço significativo da UNITA, os seus 38,18% % sobem dos 26,72% atingidos em 2017, embora, como veremos de seguida, desce em relação à sondagem de Dezembro. Não vencendo as eleições, esta força partidária aproxima-se do MPLA e assume uma bipolarização partidária em Angola, deixando para trás as restantes forças partidárias.

Há um ponto muito importante a sublinhar. Nesta fase, existe uma percentagem assinalável de indecisos ou de pessoas que não dizem onde votam. Este manancial de indecisos e abstenções pode determinar as eleições a partir do momento em que exiba o seu voto e tornar estas primeiras projecções muito diferentes. Isto tanto pode resultar numa subida muito grande do MPLA, ultrapassando os 2/3 dos votos, como um aumento da UNITA. O histórico tenderia a projectar o sentido de votos no MPLA e nos pequenos partidos, mas tal não é certo.

ANÁLISE COMPARATIVA DE RESULTADOS (DEZ/21-JAN/22)

Se compararmos os resultados das sondagens já levadas a cabo pela Angopolls, a primeira em Dezembro de 2021 e a segunda agora publicada, verificamos uma evolução positiva do MPLA no valor de 11% e uma descida de 16% por parte da UNITA. Isto pode ser explicado pelo aumento da amostra de entrevistados (+103%) que dá uma maior certeza ao resultado, mas também, eventualmente, por acontecimentos posteriores, como os desacatos ocorridos a propósito da greve dos taxistas em 10 de Janeiro de 2022. De sublinhar que as entrevistas continuaram a decorrer a 10, 11 e 12 desse mês, portanto, durante e após os incidentes. Na verdade, há uma tendência de reforço do MPLA com a aproximação das eleições e o aumento da amostra.

II- CONHECIMENTO DA FPU (FRENTE PATRIÓTICA UNIDA)

Na mesma ocasião e aproveitando o mesmo universo de contactos foi realizada uma segunda pergunta: SABE O QUE É A FPU?

Os resultados foram os seguintes:

Sabe o que é a FPU?

A Ficha Técnica e demais elementos são exactamente os mesmos da sondagem das eleições gerais acima referida.

ANÁLISE FPU

Os resultados evidenciados acerca da FPU tendem a indicar que esta sigla é desconhecida da opinião pública, não resultando em qualquer mais-valia para a candidatura da UNITA. A falta de identificação daquilo a que se refere poderá levar a um desvio de votação ou aumento da abstenção ou votos nulos. Nessa medida, atendendo aos números reportados, parece que a FPU é uma aposta falhada em termos de mobilização da população, sendo talvez um desejo de determinadas elites políticas que não corresponde à realidade do terreno. Isto quer dizer que a UNITA perderá votos se aliada dentro da FPU.