COMUNICADO

Gerou controvérsia e alguns mal-entendidos a publicação duma estimativa de resultados das próximas eleições em Angola, que havíamos realizado a pedido duma entidade independente, que nos informou que estava a fazer um estudo comparativo de várias sondagens sobre as eleições em Angola tendo em conta o método utilizado de recolha das respostas aos inquéritos (presencial, telefónico, online).

Cumpre esclarecer:

1-A angopolls é uma entidade não lucrativa que reúne alguns profissionais independentes lusófonos, por isso, não tem personalidade jurídica. Trata-se dum projeto cívico e de pesquisa. Por agora funciona como um agregado de pessoas que colabora com um fim comum de pesquisa científica.

2-O seu site obviamente não é pirata e existe, correspondendo à realidade.

A divulgação de um extracto de programação em que apenas se sublinhou a expressão “false”, quando abaixo vem a expressão “true”, não é mais do que uma incompreensão de quem o fez.

True e false são condições binárias de programação, nada têm a ver com o site ser verdadeiro ou falso. É como o 0 e 1 da programação.

Repetindo, apenas se colheu um extracto de código de programação. Aliás, a google analytics serve para contar as visitas ao site e as métricas do mesmo. Não verifica se um site é bom ou mau, amarelo ou encarnado.

A verdade é que o site existe, tem conteúdo e é de quem diz ser, isto é, da angopolls. Está live e online.

Seria um site pirata ou fake se, por exemplo, dissesse que era o site do banco BIC, e não fosse, tratando-se de um esquema para burlar pessoas.

No caso concreto, o site diz que é da angopolls e é da angopolls.

3-Desde dezembro de 2021 que a angopolls está a realizar sondagens telefónicas em Angola. Já vai na oitava e todas publicadas devidamente no seu site em cada mês. É verdade que em nenhum inquérito telefónico algum dos respondentes referiu ir votar noutro partido além do MPLA e UNITA. Existe uma bipolarização enorme. Só dividindo os indecisos segundo o método histórico se alcança alguma percentagem para os pequenos partidos. Optámos por não fazer isso nas sondagens mensais.

4-O site angopolls pode ser consultado em https://angopolls.org/